Os quelatos podem ser definidos como o conjunto de moléculas formadas a partir da ligação de um íon metálico a um carregador orgânico, sendo geralmente aminoácidos, carboidratos ou proteínas, por meio de ligações covalentes que permitem que a molécula resultante tenha carga elétrica praticamente nula.
Na agricultura, são usados na formulação de fertilizantes, com o objetivo de aumentar a eficácia dos produtos, assim como seu aproveitamento pelas plantas, protegendo os nutrientes contra reações químicas que ocorrem na água de pulverização, nas folhas, nos ramos das plantas e no solo.
Suas propriedades permitem ainda alterar e otimizar o trabalho no campo por meio de aplicações simultâneas de fertilizantes e defensivos, visto que possuem total compatibilidade com a maioria dos produtos agrícolas.
Atualmente, os quelatos são classificados quanto à sua eficiência, conforme a capacidade de quelatizar um determinado nutriente. Desta maneira, alguns deles são eficientes para quelatizar determinados nutrientes, mas fracos para outros. É fundamental que um quelato tenha a capacidade de quelatização para todos os nutrientes.
Linha Vitta Care: fertilizantes 100% quelatizados
Para atender às necessidades dos produtores em todos esses quesitos, a Plant Defender desenvolveu a linha Vitta Care, de origem europeia que tem como agente quelante o composto EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético), que forma complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.
Todos os produtos da linha Vitta Care são 100% quelatizados, o que significa que são rapidamente absorvíveis e eficazes mesmo em doses de 6 a 10 vezes menores quando comparados a outras fontes de nutrientes, como óxidos e sulfatos. Além disso, devido à sua origem, sua produção segue os padrões europeus de restrições a metais pesados.
Aproveite e baixe agora nosso eBook GRATUITO sobre Quelatos, com tudo que você precisa saber. Clique na imagem abaixo e bom aprendizado!