Quando falamos em Barter no agronegócio, automaticamente falamos em troca. Como o próprio nome diz, esta política consiste em proporcionar melhorias às relações comerciais entre produtor e indústria. Dentre as opções de crédito rural, o Barter tem se mostrado uma excelente opção para pequenos e médios produtores que procuram investir sem empréstimos ou linhas de crédito, cujas taxas de juros são altíssimas. Ele pode ser aplicado por meio de negociações entre os produtores rurais e os fornecedores do setor, sejam de insumos ou maquinário. Assim, o comerciante proporciona tudo que é necessário para o plantio e o produtor, por sua vez, paga com grãos já colhidos ou que serão plantados. Na etapa seguinte, o comerciante revende os grãos adquiridos sem visar lucro em cima do produto, permitindo que os envolvidos na negociação trabalhem em um ambiente de baixo risco.
Atuação PD no Barter
Há apenas um ano e meio a Plant Defender começou a negociar via políticas de Barter, mas vários agricultores já se beneficiaram com ela.
Nesse processo, a Plant Defender consegue oferecer seus insumos aos agricultores por meio de uma permuta, na qual o produtor consegue utilizar os produtos especiais durante a safra, efetuando o pagamento com os grãos obtidos na colheita da lavoura.
Toda a negociação é realizada com intermédio da INTL FCStone, uma organização de serviços financeiros com atuação nas áreas de Hedge Comercial, Pagamentos Globais, Títulos, Mercadorias Físicas e Serviços de Compensação e Execução.
Nela, o preço é estabelecido prévio aos resultados da safra e, juntamente a um seguro de safra, consegue formar preços interessantes para todos os lados.
Se interessou pelo assunto?
Então clique aqui para baixar eBook GRATUITO de Políticas de Barter e saiba todos os detalhes sobre o sistema e como começar suas negociações da maneira correta!