A alta disseminação e contaminação da COVID-19 fez com que muitos hortifrutis perdessem seus produtos, que acabaram apodrecendo devido ao fechamento de suas unidades. Em casa, os moradores que estocaram alimentos também precisam consumir as hortaliças bem rápido, para evitar que estraguem, já que possuem prazo curto para consumo. Nesse cenário, agricultores e produtores precisam pensar em duas principais estratégias:
- Como fazer a correta higienização de ambientes, locais de armazenamento e frutos, de modo a acabar com todo e qualquer tipo de vírus, inclusive o novo coronavírus, bactérias e germes de seus produtos e lavouras;
- Aumentar o tempo de prateleira das hortifrutícolas, evitando o apodrecimento na mesa do consumidor, contribuindo para maior durabilidade.
Dessa forma, o investimento em produtos que proporcionem tanto a sanitização quanto aumentem a durabilidade dos frutos é a aposta certa para matar essas duas charadas.
Agrosan: Amplia a durabilidade do fruto
No tratamento pós-colheita, o Agrosan – desinfetante de água da Plant Defender, possibilita maior durabilidade do fruto. Ou seja, no dia a dia, o consumidor irá acabar comprando mais fruto para evitar sair de casa. Consequentemente, ele precisa que esse furto dure mais na geladeira, para que possa armazenar. É essa a função do Agrosan.
A dose recomendada de Agrosan no pós-colheita é de 180 PPM de cloro ativo, o que dá 4 pastilhas de Agrosan para 1000L de água. Saiba mais sobre o Agrosan.
Vitta Drip: Eficaz no combate ao Coronavírus – COVID-19
Já o Vitta Drip possui ação sanitizante, sendo utilizado principalmente para limpeza de superfícies, acabando com bactérias, germes e vírus, como o COVID-19.
No dia a dia, o produtor pode aplicar a dose de 5.000 ppm. São 9 Kg de Vitta Drip para 1000L ou 0.9g para 100L. Então, para 1kg de produto deve-se utilizar 112L de H2O.
Vale lembrar que os cuidados com a higiene nessa pandemia devem ser redobrados. A Organização Mundial da Saúde recomenda a correta lavagem das mãos com água e sabão, se estiverem sujas (após mexer na terra, cozinhar, etc) e aplicação de álcool em gel. Se estiverem limpas, aplicar álcool em gel após cada ação.
Também recomenda-se evitar levar as mãos ao rosto, boca e nariz e manter uma distância segura de 2 metros entre indivíduos.