A agricultura é a atividade econômica que mais depende dos fatores climáticos. Por isso, nesta época do ano em que se intensificam as chuvas e a temperatura, podem acontecer diversas mudanças na lavoura, como a severidade de eventos extremos, o número de graus-dia de crescimento devido às alterações na temperatura do ar, modificação na ocorrência de pragas e doenças, dentre outros.
Ou seja, tais alterações climáticas podem trazer, junto com essas mudanças, inúmeras perdas bem significativas na lavoura, principalmente nas safras de grãos. Um dos efeitos do aumento da temperatura, por exemplo são os ataques de doenças e seus respectivos manejos que, certamente, causarão impactos na produtividade das lavouras. Já a maior ocorrência de chuvas, por exemplo, durante a estação de crescimento, pode favorecer o aumento da produção de esporos.
Nutrição correta é a chave para o desenvolvimento da lavoura
É fundamental que, de forma geral, os produtores incorporem à gestão de riscos decorrentes das mudanças climáticas em seus processos de planejamento. Para isso, existem soluções que ajudam na prevenção dos efeitos dos fenômenos naturais, sobre os quais não é possível ter controle e inferem diretamente na lavoura.
Uma nutrição equilibrada pode contribuir para minimizar os efeitos sofridos pela planta, dentro dos limites estabelecidos. O uso de produtos que estimulam o metabolismo nutricional também pode contribuir para uma recuperação mais rápida da planta, lembrando sempre que a intensidade do fenômeno determinará a possibilidade de recuperação.
Além dos nutrientes utilizados com essa finalidade, os aminoácidos aumentam a eficiência na absorção, transporte e assimilação dos nutrientes. A complexação de cátions com aminoácidos gera moléculas sem cargas, reduzindo o efeito das forças de atração e repulsão da cutícula da folha, elevando a velocidade de absorção de nutrientes. Além disso, estes complexos aumentam a capacidade de circulação de nutrientes pelas membranas, resultando em um importante componente da nutrição das plantas: a translocação de nutrientes pouco móveis dentro da planta.
Na lavoura, quando as plantas já estão sob forte condição de estresse, o primeiro passo é fazer com que a planta se recupere e consiga retomar seu processo de produção. Nestes casos, a suplementação com produtos com nutrientes aditivados de aminiácidos proporciona benefícios como:
- Metabolismo mais equilibrado;
- Ativação da fotossíntese das plantas;
- Aumento da absorção e translocação dos nutrientes aplicados na parte aérea.
- Os aminoácidos proporcionam recuperação mais rápida do sistema radicular, através da emissão de radicelas sob condições de estresse.
Solução Plant Defender: Doble Act
O Doble ACT é absorvido totalmente pela planta e incorporado com baixo consumo energético. Sua aplicação ativa reações metabólicas que promovem acúmulo de fitoalexinas e melhoram a adaptação da lavoura aos estresses hídricos, térmicos e salinos, promovendo grande floração, ótima formação de frutos e excelente qualidade da colheita. Além disso, com Doble ACT, os níveis de AIA endógeno chegam a triplicar, acelerando a multiplicação celular, aumentando a incorporação de Ca2+ no metabolismo, gerando frutos com maior dureza, consistência e conservação pós-colheita.
– Aspectos vegetativos e reprodutivos: enraizamento, multiplicação celular, floração, colheita, desenvolvimento do fruto e resistência à manipulação.
– Outros fatores de adaptação e resistência: estresse hídrico, baixas temperaturas, salinidade, melhor absorção e transporte de outras substâncias (Cálcio, micronutrientes, produtos fitossanitários), melhora a eficiência da fertilização de solo e foliar.