No inverno, além das baixas temperaturas e a possibilidade de geadas em algumas regiões brasileiras, os agricultores ainda precisam lidar com um outro problema que pode comprometer seriamente as plantações: a seca e o veranico.
Esse fenômeno acontece sem que nenhuma condição climática o anuncie e só se torna perceptível quando suas consequências já estão bem visíveis. Suas causas são bem variadas, podendo ser provocado por fatores simples, como as épocas mais frias, até as condições geográficas de uma determinada região.
Os danos causados às produções agrícolas podem ser inúmeros e vão depender da intensidade e da duração da seca. Por isso, para evitar grandes perdas nas lavouras, é preciso tomar providências antes de a estiagem chegar.
O primeiro passo é a nutrição adequada na seca
Todos os nutrientes participam dos processos metabólicos dos vegetais exercendo suas determinadas funções. O potássio, por exemplo, é um dos elementos fundamentais no processo da seca, pois é o responsável por sustentar o crescimento da planta e sua reprodução.
Plantas com deficiência em potássio são menos resistentes aos períodos de seca, ao excesso de água e às temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas. O nutriente se destaca por fazer o papel de ativador das funções enzimáticas e de manutenção da turgidez das células, reduzindo a perda de água e o murchamento.
Caso esse ou outros nutrientes sejam fornecidos de maneira incorreta, os processos metabólicos das plantas podem ficar comprometidos, fazendo com que elas não tenham condições de suportar grandes períodos de estresse hídrico. Assim, os efeitos são muito mais evidentes e as perdas na produção irreversíveis.
Preparação do solo
O solo é fundamental tanto para o armazenamento quanto para o fornecimento de água aos vegetais. Neste contexto, existem alguns fatores que afetam diretamente estas duas funções, como:
Compactação do solo: decorrente da manipulação intensiva, acontece quando o solo perde sua porosidade, ocorrendo a redução do volume do solo com a expulsão do ar. Prejudica a lavoura porque influencia negativamente o crescimento das raízes, fazendo com que a planta tenha problemas no seu desenvolvimento. Além disso, diminui a movimentação da água pelo solo e diminui sua capacidade de armazenagem de água, causando problemas nas épocas de seca.
Matéria orgânica do solo: proporciona ao solo a estabilização da temperatura e o aumento da capacidade de retenção de água, favorecendo assim o desenvolvimento das raízes e a capacidade de retenção de água.
Cobertura vegetal: é fundamental para evitar a exposição direta ao sol e às gotas de chuvas, que provocam a desestruturação e degradação do solo e, consequentemente, a erosão. Também é importante para manter a umidade do solo e ajudar na decomposição da parte aérea e sistema radicular, que resulta no aumento de matéria orgânica e dos nutrientes do solo.
Soluções Plant Defender contra os efeitos da seca e dos veranicos
Powhumus WSG 85: proveniente da reação entre ácido húmico e hidróxido de potássio que forma o Humato de potássio. Atua na estruturação e aeração do solo, bem como na retenção de água e na redução da salinidade através do aumento da CTC. Solos que apresentam altas concentrações de substâncias húmica são capazes de reter água, possibilitando o uso desse elemento durante períodos de seca. Além disso, por meio de estímulos químicos, provocam maior desenvolvimento do sistema radicular, proporcionando maior área de exploração de água e nutrientes.
Bombardier: estimula o crescimento e desenvolvimento dos órgãos verdes das plantas em situações adversas, além de aumentar o calibre e a qualidade do fruto. Graças a sua origem natural, apresenta alto conteúdo em Nitrogênio e Carbono Orgânico. Sua formulação proporciona ótimo efeito na fisiologia da planta e deve ser utilizado em todo momento em que possa acontecer algum estresse para acumular energia e, assim, aumentar a resistência.
Aminokraft: rico em aminoácidos, ajuda a reduzir o estresse dos cultivos, uniformiza a brotação e gemas florais, melhora o enraizamento e a qualidade dos frutos e grãos.
Enxofert WSG: com tamanho de partícula bastante diminuto, é oxidado rapidamente no solo, fazendo com que o Sulfato fique disponível totalmente em até 48 horas. Com isso, ocorre o aumento da CTC do solo e, consequentemente, a percolação do elemento, fazendo com que este atinja maiores profundidades. Os resultados são raízes mais profundas, maior absorção de nutrientes como Potássio e Cálcio, maior absorção de água, além de plantas mais resistentes aos estresses hídrico e térmico, e redução do acamamento na lavoura.