A importância da nutrição vegetal para aumentar a produtividade das lavouras de milho

Na cultura do milho, para que as plantas se desenvolvam adequadamente, é necessária uma combinação natural de água, nutrientes minerais provenientes do solo, dióxido de carbono e oxigênio. Porém, a falta de alguns destes fatores faz com que seja preciso a utilização de tecnologia e irrigação para complementar a nutrição vegetal.

Além disso, os estresses ambientais, como a falta ou excesso de chuvas, escassez de nutrientes e temperaturas extremas, podem dilatar o tempo entre os estágios vegetativos (antes da emissão da espiga e pendão) e diminuir o tempo entre os estágios reprodutivos.

Para que se obtenha plantas e grãos com qualidade, para cada tonelada de grãos produzidos, a planta do milho extrai do solo até 24,9 kg de Nitrogênio, 5,9 kg de Fósforo, 26,7 kg de Potássio, 6,6 kg de Cálcio, 7,9 kg de Magnésio, 2,5 kg de Enxofre, 66,6 g de Zinco, 21 g de Boro e 21,2 g de Cobre.

Caso haja deficiência de algum desses elementos, ocorrerá a má formação do sabugo, florescimento desuniforme, má formação de grãos e menor produtividade, por isso a importância de se conhecer e realizar o correto manejo nutricional da cultura.

O passo a passo da nutrição vegetal correta

O conhecimento certo da cultura é importante para que o produtor utilize as ferramentas necessárias para extrair o máximo do potencial genético que o híbrido ou cultivar oferece.

Em cada fase vegetativa ou reprodutiva, a planta extrai do ambiente os nutrientes necessários para a formação do fruto. Sendo assim, para que o produtor de milho tenha melhores resultados produtivos e econômicos, é preciso que ele faça a utilização correta de fertilizantes especiais e condicionares de solo.

Para isso, o primeiro passo é realizar a análise de solo, juntamente com o histórico da área e necessidade da cultura. A partir de então, são recomendadas adubações complementares para a melhoria da formação do sabugo para quando a planta estiver com 4 a 6 folhas abertas (onde está sendo definido o número de fileiras no sabugo), com fontes de nutrientes que contenha Nitrogênio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Potássio.

Posteriormente, deve ser feita uma segunda adubação com os mesmos ingredientes ou de acordo com a necessidade, quando a planta já estiver com até 10 folhas abertas, para suportar uma melhor formação do número de grãos por fileira. Vale ressaltar que, se o produtor não estiver com um solo equilibrado e com a correção dos elementos que compõem a estrutura do solo, de nada adiantará fazer as adubações complementares, pois não obterá respostas em produtividade.

Soluções Plant Defender

Para facilitar o dia a dia do produtor, a Plant Defender oferece uma linha completa de nutrição vegetal para a cultura do milho. Dentre os produtos destacados, estão:

  • Enxofert WG: fonte de Enxofre, aplicado em doses de 3 a 10 kg/há, conforme análise de solo e planta, na fase V2 a V4, permitindo rápida mineralização e disponibilização para as plantas em forma absorvível, em média de 24 a 48 horas;
  • Vitta Nit S: fonte de Nitrogênio e Enxofre, com aplicação via foliar e solo. É aplicado em doses de 5 a 15 kg/há, como complemento de adubação, nas fases V4 a V6 e V10 a V12;
  • Vittaspray: produto completo, com concentrações de macro e micronutrientes essenciais para a nutrição vegetal de qualquer cultura. Ajuda na aceleração dos processos metabólicos, aumentando a atividade fotossintética e da divisão celular, bem como de alongamento celular adequado. Também promove a uniformização da brotação e florada, pegamento inicial de frutos e florada. Aplicado entre os estágios V18 e R1, com dose de até 1 kg/ha;
  • Vitta K 636: aplicado a partir do estágio R1, atua diretamente na produção do aminoácido metionina, que é precursor de etileno, responsável por maturação fisiológica das plantas. É utilizado para maturação de ramos, folhas e frutos, uniformização de coloração, aumento de brix e dreno de fotoassimilados das folhas para regiões reprodutivas das plantas.
  • Vitta Drip: produto à base de dicloroisocianurato de sódio, muito eficiente no auxílio do controle de pragas e doenças que atacam a lavoura.

Cada cultura possui suas características próprias, fale com os nossos técnicos para saber mais informações.

Compartilhe este artigo

Outros artigos

Mais artigos
Materiais gratuitos

Conheça nossos eBooks e materiais gratuitos.