Plantio de café: Saiba como a nutrição via solo e foliar são fundamentais

Na cultura do café, os fertilizantes são parte fundamental do conjunto de fatores que influenciam na produtividade das lavouras. Mas, para ter sucesso no plantio de café, é preciso levar em conta dois fatores com relação à aplicação: a aplicação dos produtos via solo e foliar e o ajuste correto das doses. Esses aspectos fazem toda a diferença porque é graças a eles que as culturas têm maior chance de obter a produção máxima dentro das condições que o fator clima possa oferecer.

Em relação ao solo, para se obter produções máximas, é preciso estabelecer desde o início do cultivo o desenvolvimento pleno do sistema radicular da planta em um ambiente equilibrado. E são os fertilizantes que ajudam na melhora da qualidade química, física e biológica do mesmo.

Mas, em algumas situações, somente a nutrição do solo não será suficiente para suprir a demanda imediata da planta. É neste momento que deve ser realizado o suprimento via tecido foliar. Caso contrário, os processos fisiológicos podem ficar comprometidos e ocorrerão prejuízos quantitativos e qualitativos.

Tratamento nutricional no plantio de café

Plant Defender possui uma série de produtos especiais, formulados com a mais alta tecnologia e que atuam diretamente na nutrição das plantas, resultando em melhores respostas aos patógenos devido ao fortalecimento de seu sistema radicular.

O clima é outro fator decisivo para a produtividade do café. No processo de florescimento, a falta de umidade ou altas temperaturas contribuem negativamente na fixação dos grãos na planta. É sabido que aplicações prévias de aminoácidos e produtos considerados antiestresse têm efeito benéfico e podem auxiliar a planta a suportar condições menos favoráveis ao pegamento da florada. O Vittaspray, o Bombardier, o ACT Algas e o Aminokraft, quando aplicados antes e durante a fase de florescimento, contribuem para uma melhor fixação dos grãos.

Aplicação via solo

PowHumus / Plant Humus / Supersoil: pela adição de ácidos húmicos/fúlvicos, proporcionam ao solo maior porosidade e, com aumento da capacidade de reter nutrientes e água, passam a ter atuação direta na produtividade do plantio de café.

Enxofert: extremamente fino e com alta concentração de Enxofre, promove, juntamente com os ácidos húmicos/fúlvicos, diminuição da salinidade nos solos provocada por adição de sais solúveis, comum em solos do Nordeste brasileiro.

Aminokraft / Bombardier / Vittaspray: produtos com forte atuação no enraizamento da planta e interferência benéfica na flora microbiana do solo. Portanto, interferem positivamente na produtividade.

Aplicação foliar 

Florescimento – Vittaspray / Bombardier / Aminokraft / ACT Algas:

Fazem com a planta tenha condições de passar por essa fase que é extremamente desgastante.

Pegamento – Fructo / Caos XT / Vitta Care Ca / Vitta Boro:

Nesta fase, a planta exige grande demanda por Cálcio e Boro e estes produtos são extremamente ricos nos nutrientes. Além disso, apesar de uma demanda menor, o Zinco e Manganês também são fundamentais no processo de pegamento, e é nesse quesito que se enquadram o Vitta Care Zn e o Vitta Care Mn.

Crescimento do grão – Vittariza + produto a base de aminoácidos (Aminokraft, Bombardier, ACT Algas):

Ainda podemos ter condições desfavoráveis de umidade e temperatura. Indicado para condições adversas, pois proporcionarão melhores condições para o crescimento de fruto.

Coloração do grão – Vitta K 636:

O produto é conhecido por ter alta concentração de pótassio e pela sua formulação de ação é extremamente rápida, conferindo a padronização dos grãos, fator preponderante para a qualidade da bebida.

Compartilhe este artigo

Outros artigos

Mais artigos
Materiais gratuitos

Conheça nossos eBooks e materiais gratuitos.